MATERIAIS FERROSOS

 

Materiais ferrosos



          Conceito de ferro puro

           Diz-se ferro puro quando o metal possui pelo menos 99.9% de átomos do ferro. A indústria não produz o ferro quimicamente puro e os produtos ferrosos industriais contem sempre elementos estranhos como o carbono, o silício, o manganês, enxofre, fosforo, e outros introduzidos ou não voluntariamente. Assim se obtém as ferro-ligas, as gusas especiais e os aços especiais.

         

          Ciclo de preparação do ferro técnico

          Entende-se por siderurgia a metalurgia do aço e num sentido mais geral a das ligas a base do ferro.

          O fim essencial da siderurgia é a fabricação dos aços e atualmente, podemos dizer que comporta duas fazes distintas:

          A obtenção da gusa;

          A afinação da gusa.

A gusa ou ferro fundido, é obtida a partir do minério, com a participação de combustível e de fundentes.

 

          Matéria prima

          Podemos classificar os minérios de ferro empregados na obtenção da gusa, ou ferro fundido, segundo a sua composição química:

1.               1. Carbonatos – o seu principal constituinte é o carbonato ferroso com mais de 48% de ferro, sendo a ganga quase sempre constituída por carbonatos de cálcio, de manganês, e de magnésio.

 

2.                2. Óxidos anidros – o seu constituinte essencial é o oxido férrico com cerca de 70% de ferro. Existem duas variantes principais deste minério:

a)      Ferro oligisto – variedade cristalizada, de cor negra brilhante.

b)      Hematite vermelha – de aspecto como o nome indica, não cristalizada.

 

3.                3. Óxidos hidratados – o seu constituinte principal é o óxido férrico hidratado com um teor de 60% de ferro. Muito espalhado pelo mundo, fácil de produzir e cujas variedades são as seguintes:

a)      Hematite castanha – de cor carregada quando no estado puro.

b)      Limonite – hematite de cor amarelada, muito rica em silício.

c)      Hematite oolítica – se aspecto semelhante a ovos de peixe, geralmente aglomerada por um cimento de natureza química variável (calcaria ou ferrosa).

 

4.                4. Magnetite – o constituinte principal é o oxido magnético de ferro, sendo o minério natural mais rico em ferro com 72.4% no estado puro, mas o mais difícil de reduzir.

 

5.                5. Sucata – incluímos neste tipo de matéria-prima, o oxido férrico resultante da calcinação das pirites de ferro, além de restos de gusa, de lingotes, sucata de ferro propriamente dita, e escorias do forno Martins.

 

 

 

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem