DEFEITOS DAS JUNTAS SOLDADAS (CORROSÃO)

 

         - A corrosão

          A corrosão surge geralmente na presença de materiais diferentes ou na zona de alteração de uma parte do material que forma a pilha galvânica num meio úmido com presença de ácidos ou álcalis.

          Pode ser provocado por causa da falta de remoção do fluxo. Por exemplo: uma solda de alumínio por eléctrodo deve ser muito bem lavada imediatamente após a soldagem.

          Pode ainda haver corrosão Inter-granular por causa de alteração do material devido a migração do carbono, corrosão sob tenção devido a contrações e outros tipos de corrosão.

 

          - Alterações superficiais

          Golpe de arco – Dano localizado na superfície, provocado por arrastamento do eléctrodo num local fora da junta. Por exemplo, quando o soldador aquece a ponta do eléctrodo para acender o cigarro.

          Num golpe ocasional de arco pode surgir, devido a um aquecimento e arrefecimento rápido, estruturas martensíticas duras e frágeis e consequentes trincas nos locais atingidos.

          Não se deve nunca arrastar o eléctrodo sobre a parede da peça, especialmente quando sujeita, em trabalho, a esforços ou pressão.

          Pode ainda provocar corrosão. Frequentemente encontra-se este defeito na área de colocação do grampo-terra, quando este for mal colocado.

         

          Salpicos – Gotas de metal fundido que se espalham e aderem aos lados do cordão.

          Um trabalho de qualidade exige sua remoção posterior antes da pintura final. Existem produtos chamados anti-salpicos (baseados em silicone) que, aplicados por pincelamento ou nebulização, reduz a aderência dos salpicos.

          Estes produtos não devem atingir a área do passe.

          O excesso de salpico indica o erro na polaridade do eléctrodo.

 

          Salpicos de tungstênio

          Na soldagem por TIG é comum, de certa forma, encontrar pontos de tungstênio provenientes da fusão do eléctrodo e a sua incorporação a poça de fusão. Se surgirem em excesso, reduz a amperagem e verificar a polaridade.

 

          - Defeitos mecânicos correlatos

          Rasgamento – Dano de superfície provocado pela retirada de guias acima da superfície da chapa.

        

          Marcas de rebolo

          Evitar o excesso de esmerilhamento.

         

          Marcas de talhadeira ou de martelo

          Dirigir a talhadeira de maneira apropriada e evitar o martelamento.

 

          

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