Chaveta

 

Chaveta
  Chaveta de mola

 

         Chaveta

         É um elemento mecânico fabricado em aço, tem forma prismática ou cilíndrica que pode ter faces paralelas ou inclinadas, em função da grandeza do esforço e do tipo de movimento que deve transmitir.

           Alguns autores classificam a chaveta como elementos de fixação e outros autores, como elementos de transmissão. Na verdade, a chaveta desempenha as duas funções.

         Classificação

As chavetas se classificam em:

          - Chavetas de cunha;

          - Chavetas paralelas;

          - Chavetas de disco.

 

        Chavetas de cunha

          As chavetas de cunha possuem esse nome porque são parecidas com uma cunha. Uma de suas faces é inclinada, para facilitar a união de peças.

 

          As chavetas de cunha classificam-se em dois grupos:

          - Chavetas longitudinais;

          - Chavetas transversais.

 

          Chavetas de cunha longitudinal – são colocadas na extensão do eixo para unir roldanas, rodas, volantes etc. podem ser com ou sem cabeça e são de montagem e desmontagem fácil.

 

          Chavetas de cunha transversais

          Quando as chavetas transversais são empregadas em uniões permanentes, sua inclinação varia entre 1:25 e 1:50.

          Se a união se submete a montagem e desmontagem frequentes, a inclinação pode ser de 1:6 a 1:15.

 

        Chavetas paralelas ou linguetas

          Estas chavetas têm as faces paralelas, portanto, não tem inclinação.

          A transmissão do movimento é feita pelo ajuste de suas faces laterais do rasgo da chaveta.

          Fica uma pequena folga entre o ponto mais alto da chaveta e o fundo do rasgo do elemento conduzido.

          As chavetas paralelas não possuem cabeça. Quanto à forma de seus extremos, eles podem ser retos ou arredondados. Podem, ainda, ter parafusos para fixarem a chaveta ao eixo.

 

          Chaveta de disco ou meia-lua (tipo Woodruff)

          É uma variante da chaveta paralela. Recebe esse nome porque sua forma corresponde a um segmento circular.

          É normalmente empregada em eixos cônicos por facilitar a montagem e se adaptar à conicidade do fundo do rasgo.

          São utilizadas em união de peças que transmitem movimentos rotativos e retilíneos alternativos.

 

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